SINFAT completa primeiro ano com mais de 50 municípios habilitados
O SINFAT é o Sistema de Informações de Licenciamento Ambiental, que foi lançado em julho de 2018. Um ano depois o sistema tem mais de 60 município habilitados para a utilização, sendo que 40 já estão utilizando. O SINFAT foi desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a distribuição é feita pelo CIGA por meio de um termo de cooperação entre IMA, FECAM e MPSC.
O objetivo principal do SINFAT é simplificar os processos de emissão de licenças ambientais, a elaboração de pareceres técnicos, visualização de relatórios de vistoria e até mesmo a emissão ou indeferimentos de licenças. As principais vantagens do sistema são:
- pedidos de licenciamento diretamente para o município;
- documentos e pareceres digitais;
- acompanhamento dos processos por meio digital;
- gratuidade para os municípios consorciados ao CIGA;
Diferenciais do SINFAT
Segundo o desenvolvedor do CIGA, Ricardo Pereira Ramos, um dos diferenciais do SINFAT é a integração entre as bases de dados estaduais e municipais. Inclusive, essa iniciativa é a primeira do país a oferecer a integração para simplificar os processos e ampliar a transparência, tanto para servidores e agentes públicos, quanto para empreendedores e consultores.
A primeira cidade habilitada para o uso do sistema foi São José, onde os servidores passaram pela capacitação logo após o lançamento do SINFAT. Em janeiro deste ano, o município passou a receber os requerimentos de processo de licenciamento ambiental somente pelo sistema.
Segundo a superintendente da Fundação do Meio Ambiente, Fernanda Vieira Diniz Farias, o objetivo da mudança para o protocolo eletrônico foi dar mais celeridade e transparência aos processos. “Com o SINFAT conseguimos facilitar o atendimento dos contribuintes que procuram a Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” afirmou.
Atualmente São José é um dos municípios que lidera o ranking de requisições ambientais feitas via SINFAT:
Requisições Município
489…………………… Itajaí
424…………………… São José
147…………………… Braço do Norte
91…………………… Camboriú
77…………………… Tubarão
Como funciona o SINFAT na prática?
A habilitação do SINFAT para o uso é muito simples. Para os municípios que já são consorciados, basta sinalizar o interesse e participar da capacitação. Já para os demais, basta consorciar-se ao CIGA. O uso do sistema é gratuito para os municípios. Vale ressaltar que o SINFAT é um sistema que segue o previsto na legislação. Além disso, também permite que o Ministério Público realize auditorias sem a necessidade de intermediários.
Com o SINFAT é possível emitir:
- autorização ambiental;
- certidão de conformidade ambiental;
- certidão ambiental de atividade não constante;
- licenciamento ambiental (LAP,LAI,LAO);
- documentos e pareceres digitais;
- acompanhar online o andamento dos processos;
O CIGA também está constantemente promovendo atualizações no sistema, com o propósito de aprimorar a experiência dos servidores e técnicos das fundações ambientais. Um exemplo é a adição da assinatura digital em todas as licenças emitidas, isso dispensa o uso e de papel e torna todas as fases do processo efetivamente eletrônicas.
Se o seu município ainda não utiliza o SINFAT, entre em contato com o CIGA pelo e-mail ciga@ciga.sc.gov.br ou acesse site.beta.consorciociga.gov.br/sinfat.