CIGA lança canal de Ouvidoria para receber manifestações

CIGA lança canal de Ouvidoria para receber manifestações

canal de Ouvidoria

Para simplificar o recebimento de manifestações o CIGA lançou seu canal próprio de Ouvidoria. O espaço é destinado para o recebimento de sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. Este canal deve facilitar a interlocução entre servidores, agentes públicos e cidadãos com o CIGA.

Como funciona a Ouvidoria do CIGA?

A Ouvidoria do CIGA já está apta para receber as manifestações do público. O processo será o seguinte: receber, analisar, orientar e encaminhar para os setores responsáveis (quando necessário) para o tratamento ou apuração das informações recebidas. Segundo a Lei 13.460/17, o prazo para responder às manifestações é de 30 dias. Este prazo pode ser prorrogado uma única vez, desde que haja uma justificativa, por mais 30 dias.

Segundo o controlador interno do CIGA, Henrique Pereira Machado, essa demanda surgiu a partir da própria Lei 13.460/17, que impôs aos municípios a necessidade de uma ouvidoria própria até meados deste ano. “Como o CIGA é um ente de 318 prefeituras, optamos por ter o nosso próprio canal de ouvidoria.

Para o desenvolvimento da Ouvidoria foi utilizado o mesmo sistema de atendimento já utilizado pelo CIGA. Porém, foi criado um espaço específico para a Ouvidoria, com login de acesso para garantir a segurança e o sigilo das manifestações. Com isso, somente as pessoas autorizadas podem visualizar as mensagens.  

“Todas as demandas recebidas pela Ouvidoria geram automaticamente um número de protocolo e toda a comunicação com os interlocutores é feita via sistema, isso garante a discrição das das mensagens”, afirma Henrique. A principal vantagem de o CIGA ter um canal próprio é conseguir tratar de forma rápida e eficiente qualquer demanda que surja via Ouvidoria.

O CIGA possui sistemas que têm um grande fluxo de acesso,  como o Diário Oficial dos Municípios. Por isso, é importante manter um canal de ouvidoria para resolver eventuais solicitações de maneira eficaz.

Quais tipos de manifestação a Ouvidoria do CIGA recebe?

Solicitação

É indicada para solicitar alguma providência por parte da administração do CIGA.

Sugestão

É recomendada para propor ideias ou propostas de aperfeiçoamento das políticas e serviços prestados pelo consórcio.  

Denúncia

É indicada para comunicar a prática de ato ilícito, principalmente nos casos em que a solução depende da atuação dos conselhos do CIGA ou outros órgãos relacionados ao consórcio.

Reclamação

É recomendada para demonstrar a insatisfação relativa a algum serviço público.  

Elogio

É indicado para demonstrar a satisfação por algum serviço oferecido pelo CIGA ou valorizar algum atendimento recebido.
Se você tem alguma manifestação para fazer na Ouvidoria do CIGA acesse: https://consorciociga.gov.br/ouvidoria.

Foto: Shutterstock