Serpro visita CIGA

Serpro visita CIGA

dsc00749pq

Representantes do Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO, estiveram reunidos com o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA no dia 08 na sede da FECAM em Florianópolis.

A primeira reunião foi voltada a avaliação da forma operacional de trabalho do Consórcio CIGA, aplicativos disponibilizados e forma de contratação pelos municípios, uma visão geral, destacou Sady Jacques Assessor da Presidência do SERPRO de Porto Alegre.

Embora a equipe do SERPRO tivesse feito estudo prévio do CIGA com as informações disponíveis no site do Consórcio, durante a reunião foi possível entender um pouco mais sobre o alinhamento operacional feito em Santa Catarina com o apoio das associações de municípios e coordenado pela FECAM, que “encubou”o consórcio de informática e mobilizou os municípios em prol do trabalho consorciado.

Para Almir Fernandes da Diretoria do Rio de Janeiro do SERPRO, as atividades consorciadas oferecem vantagens em relação aos trabalhos individuais, especialmente para pequenas cidades.

O Governo Federal tem incentivado o trabalho consorciado de municípios, bem como a ampliação da disponibilização de softwares livres e nesses dois aspectos a organização do CIGA pode ser uma boa referência operacional.

Quanto ao SERPRO, ele é a maior empresa pública de TI da América Latina e possui ampla gama de produtos, serviços e infraestruturas, especialmente ligadas ao Governo Federal. Segundo o diretor do CIGA Gilsoni Albino, conhecer o SERPRO representa grande oportunidade, pois vários de nossos serviços utilizam ou poderiam estar alinhados, ou mesmo em plataformas já existentes no SERPRO visando ampliar a capacidade de operação e sistemas para os municípios.

A próxima etapa será a visita do CIGA à uma sede do SERPRO, possivelmente em Brasília.

 

dsc00749pq

 

Participaram do encontro:

Marcello André Previdi – Analista de Sistemas do CIGA

Gilsoni Albino – Diretor do CIGA

Fabiano Mormul – Assessor da Presidência do SERPRO/PR

Paulo Ricardo Bairros – Assessor da Presidência do SERPRO/RS

Sady Jacques – Assessor da Presidência do SERPRO/RS

Almir Fernandes – Assessor da Presidência do SERPRO/RJ

Aluysio Pinto Junior – Assessor da Presidência do SERPRO/RJ

 

{gallery}serpro08052013{/gallery}