Prefeitura de Londrina divulga lançamento do portal Mapa de Obras Públicas

Prefeitura de Londrina divulga lançamento do portal Mapa de Obras Públicas

A Prefeitura de Londrina (PR) lançou um portal que conta com todas as informações das obras que estão sendo executadas na cidade. A solução tecnológica utilizada para disponibilizar o portal é o CIGA Obras, sistema que permite divulgar em tempo real todos os dados da intervenção, como orçamento executado e projetado, responsável técnico, geolocalização e outras informações.

O CIGA Obras vem para dar mais transparência. O acesso é feito pela internet e liberado para qualquer cidadão acessar. Atualmente em Londrina estão sendo realizadas 38 obras nas zonais rural e urbana, incluindo construções, revitalização, reformas e outras intervenções pela cidade.

Para o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, o Mapa de Obras atende a uma demanda da sociedade por mais transparência nos dados públicos. “O cidadão hoje em dia é muito mais crítico e quer saber onde o dinheiro dos impostos está sendo utilizado. Londrina já é a cidade mais transparente do Brasil, e esse novo mapa vai agregar muito mais a essa transparência”, frisou.

 O sistema também permite aperfeiçoar a fiscalização, já que os dados são inseridos em tempo real. Com as informações os fiscais podem vistoriar o andamento e as execuções realizadas, além de inserir novas informações no sistema.

O diretor de Edificações Públicas da Secretaria de Obras de Londrina, Fernando Tunouti, explicou que a plataforma não inclui obras e serviços executados por equipe própria da Prefeitura. “É uma iniciativa que auxilia muito o cidadão. Inclusive, a placa de identificação das obras contém um QR Code que, ao ser acionado pelo celular, direciona para o site do Mapa com todos esses dados públicos em fácil acesso”, complementou.

Prêmio de inovação

CIGA Obras é finalista no Programa de Incentivo à Inovação de Londrina. A prefeitura de Londrina (PR) lançou um concurso chamado Programa de Incentivo à Inovação, voltado para estimular a cultura da inovação na gestão pública. Foram 23 projetos inscritos e apenas oito deles selecionados para a etapa final, dentre eles o CIGA Obras.

O projeto vencedor será escolhido por uma comissão de avaliação. O resultado será divulgado no dia 7 de novembro. Os cinco mais bem colocados serão premiados no Fórum de Inovação na Gestão Pública, que será realizado em Londrina, em 11 de novembro.