Painel sobre Cidades Inteligentes destaca o poder do georreferenciamento no planejamento municipal

Painel sobre Cidades Inteligentes destaca o poder do georreferenciamento no planejamento municipal

Nesta quinta-feira, 28 de setembro, o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC) promoveu um painel sobre o futuro das cidades inteligentes. Mediado pelo Prefeito de Garopaba (SC), Junior de Abreu Bento, o evento reuniu especialistas e líderes que compartilharam valiosas visões sobre como a tecnologia e o georreferenciamento podem transformar nossas cidades.

Plano Garopaba em Ação: Um Olhar para os Próximos 30 Anos

Roberto Bento, Secretário Executivo de Gestão Eletrônica de Garopaba, apresentou o Plano Garopaba em Ação, um ambicioso planejamento estratégico de desenvolvimento sustentável para as próximas três décadas. Este plano abrange uma abordagem multidisciplinar que envolve todas as secretarias municipais e busca soluções para problemas complexos que impactam a vida dos cidadãos. O uso da tecnologia e a inovação são pilares fundamentais para propor soluções eficazes que atendam às necessidades da comunidade.

Roberto Bento apresentando Garopaba em Ação

Transformando dados em melhorias tangíveis

Eduardo D’ávila, Gerente de Tecnologia do Ciga, trouxe ao público o conceito de cidades inteligentes e como a tecnologia pode transformar dados em soluções tangíveis que melhoram a qualidade de vida dos habitantes. Ele enfatizou a importância de focar em pilares específicos para implementar melhorias e gradualmente expandir esses conceitos para outras áreas da cidade. Dessa forma, as cidades podem se tornar mais inteligentes, usando informações estratégicas para tomar decisões que beneficiam a população.

Eduardo D’ávilla falando sobre Cidades Inteligentes

“Com o uso de tecnologia é possível coletar dados e tornar as cidades mais inteligentes. “O ideal é destacar um pilar para implementar melhorias e ter foco nisso. Desta forma podemos ir ampliando o conceito para outras verticais das cidades”, frisou D’ávilla.

Ciga Geo: Georreferenciamento a serviço do planejamento municipal

Durante a apresentação, Fausto Raupp, responsável pelo Ciga Geo, revelou como essa ferramenta é capaz de resolver desafios relacionados ao cadastro multifinalitário utilizando o georreferenciamento.

O georreferenciamento permite a localização precisa de objetos, áreas ou pontos geográficos em um mapa ou sistema de coordenadas. O impacto dessa técnica é evidente em aplicativos populares como Uber, Google Maps e Waze, que usam georreferenciamento para oferecer serviços eficazes.

Fusto Raupp apresentando Ciga Geo

O Ciga Geo integra o cadastro imobiliário para apoiar os gestores municipais no planejamento e na tomada de decisões. Raupp ressaltou a importância dessa integração, que permite a atualização eficiente da base cadastral usando APIs de sistemas tributários, simplificando o controle e a fiscalização visual.

“Hoje as prefeituras já têm cadastros imobiliários. O Ciga Geo permite que você faça a atualização dessa base Cadastral com APIs de sistemas tributários”, disse Raupp.

Este sistema é altamente versátil, estruturado em camadas de informação, onde dados imobiliários, como bairros, loteamentos e edificações, podem ser inseridos e visualizados. Além disso, o Ciga Geo permite a importação de camadas externas de informação, como mapas do IBAMA e dados de equipamentos de saúde e rede de iluminação pública. Isso amplia sua utilidade para diversas áreas da administração municipal.

Apoio na crise da COVID-19

Um exemplo notável do poder do Ciga Geo é o Ciga Geo Saúde, que desempenhou um papel fundamental no monitoramento da crise de COVID-19. Este sistema integra prontuários de saúde com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo uma gestão eficaz da saúde pública. Durante a pandemia, essa integração tornou-se crucial para o acompanhamento da situação de saúde da população e a tomada de medidas preventivas.

O painel do COMAC-SC trouxe à tona uma discussão valiosa sobre como as cidades inteligentes estão moldando o futuro. O uso da tecnologia desempenha um papel crucial na transformação das cidades em ambientes mais inteligentes, eficientes e sustentáveis.

O Ciga permanece na vanguarda dessas iniciativas, capacitando os municípios para um futuro promissor. O georreferenciamento, em particular, emerge como uma ferramenta poderosa para o planejamento urbano das cidades.