Municípios destacam transformação digital em suas gestões com o e-Ciga

Municípios destacam transformação digital em suas gestões com o e-Ciga

O Consórcio de Inovação na Gestão Pública – Ciga, realizou na terça-feira (28/07) um encontro virtual sobre os benefícios do e-Ciga, sua solução em processos eletrônicos. A live foi transmitida pelo canal do Consórcio no Youtube e foi conduzida pelo diretor Gilsoni Lunardi, com a participação especial dos gestores dos municípios de Niterói (RJ) e de Correia Pinto (SC), que utilizam o sistema no seu dia a dia e compartilharam suas experiências. O controlador interno do Ciga, Henrique Machado, e o Técnico em TI do Ciga, Renato Ramão, também realizaram apresentações sobre o e-Ciga.

O líder do projeto na plataforma digital do governo de Niterói, Marcos Konopacki, falou sobre a expectativa de longa data que já existia para a implantação de um sistema único de processos eletrônicos. O e-CIGA está em funcionamento na cidade desde 2021 e segundo ele, vem trazendo bons resultados e frutos para a gestão pública municipal, como a economia de 25 toneladas de papel por ano e de R$ 1 milhão só de custo de impressão.

O secretário de finanças e desenvolvimento econômico do município de Correia Pinto – SC, Eder Mesquita, ressaltou a necessidade de buscar uma solução que ajudasse a prefeitura a ir para o mundo digital.
“Implantar o processo eletrônico com o CIGA foi essa tecnologia que ajudou cada um com seu jeito. Eram muitas caixas de documentos que deveriam ser assinados e que utilizavam além de muito papel, muito tempo e energia. Precisávamos do digital”, pontuou.

Confira a live completa no nosso canal: SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS ELETRÔNICOS

O Sistema de Gerenciamento de Processos Eletrônicos (e-Ciga) foi desenvolvido por meio de uma cooperação técnica entre o Consórcio Ciga e o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA) com o objetivo de possibilitar mais agilidade à tramitação dos processos, economizar recursos com menos uso de papel e ajudar o meio ambiente.

O e-Ciga contribui para:
● Agilizar a tramitação de processos administrativos;
● Ampliar o acesso e permitir o envio de informações por meio eletrônico;
● Melhorar a comunicação dos atos processuais;
● Facilitar a recuperação de dados; e
● Assegurar transparência aos processos, que podem ser consultados na internet.