Imersão 5G: Ciga apresenta ações para ajudar na implantação da tecnologia em Santa Catarina

Imersão 5G: Ciga apresenta ações para ajudar na implantação da tecnologia em Santa Catarina

Evento reúne poder público, especialistas e empresas de tecnologia para debater como acelerar a implantação da tecnologia

O diretor executivo do Ciga (Consórcio de Inovação na Gestão Pública), Gilsoni Albino, apresentou nesta quinta (08/12), no evento “Imersão 5G”, as ações tomadas pelo Consórcio para apoiar os municípios na implantação da tecnologia de dados móveis de quinta geração (5G). O papel das cidades é fundamental no sentido de aprovar as regulamentações necessárias para a ampliação do número de antenas.

Dentre as ações estão as discussões em conjunto com entidades como o Senado Federal, CINCATARINA, Movimento Antene-se e a Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) — que lidera um dos grupos de trabalho sobre o tema no estado.

Diretor executivo do Ciga, Gilsoni Albino, na entrada do evento.

O “Imersão 5G” é um evento realizado pelo Perini City Lab no Ágora Park Tech, em Joinville, e reúne prefeituras, associações e entidades públicas e privadas do estado de Santa Catarina, além de empresas de tecnologia e comunicação especialistas na área, para debater e demonstrar como a tecnologia pode ser implementada e quais os benefícios que cidades e empresas podem ter ao aderir à rede 5G.

Santa Catarina lidera ranking de cidades com legislação atualizada

Santa Catarina já tem 55 municípios com legislação preparada para receber as antenas das redes 5G, o que o coloca na posição de liderança no país. O número é positivo, mas ainda faltam 240 para atingir todo o estado.

“É muito importante que os municípios atualizem a legislação para levar mais conectividade e desenvolvimento, em especial ao interior de Santa Catarina. Queremos ampliar esse debate com a ajuda das associações das diversas regiões do estado”, ressaltou Gilsoni Albino.