Em painel sobre transformação digital, presidente do Ciga ressalta ganhos de municípios consorciados que apostaram em tecnologias na gestão pública

Em painel sobre transformação digital, presidente do Ciga ressalta ganhos de municípios consorciados que apostaram em tecnologias na gestão pública

O presidente do Ciga e prefeito de Pomerode (SC), Ércio Kriek, e o diretor executivo do Consórcio, Gilsoni Lunardi, participaram do painel “Transformação Digital nos Serviços Públicos”, realizado no dia 10 de agosto no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC). 


Ércio Kriek ressaltou a importância de iniciativas que promovam o compartilhamento de recursos entre os entes municipais como forma de fazer uma gestão inteligente e mais econômica. “Implantamos o sistema de gestão de processos eletrônicos em Niterói (RJ), o que evitou a impressão de 50 mil folhas de papel nos primeiros 75 dias de operação e gerará uma economia de impressões R$ 120 mil por ano. O custo do sistema não chega a R$ 50 mil anuais para uma prefeitura de mais de 500 mil habitantes”, frisou durante a palestra para cerca de 800 pessoas. 

Gilsoni Lunardi, diretor executivo do Ciga.

Em seguida Gilsoni Lunardi destacou os avanços mais importantes dos últimos 15 anos alcançados no Ciga, explicando como cada uma das soluções foi pensada para gerar ganhos à maior parte dos consorciados. Segundo ele, a interconectividade dos sistemas através do login unificado gov.br permitiu que o acesso aos serviços digitais ao cidadão seja ampliado. E fez o convite: “Prefeitos e gestores devem acessar o nosso site e entender como cada uma das soluções pode ajudar a tornar o serviço ao público mais fácil, ágil e tecnológico”. 

O encontro também contou com a presença do diretor de Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de Santa Catarina, Felix Fernando da Silva. Ele apresentou um guia de transformação digital para municípios, que repassam os conceitos de governo digital para os servidores do estado e municípios. “Queremos que eles entendam a jornada de transformação digital pela qual estamos passando”, disse. E destacou que a jornada de transformar os serviços em digitais é uma tarefa de confiança. “Esse é o principal desafio que temos que superar, trazer as pessoas para ver que os serviços digitais são confiáveis e seguros”, concluiu. 

Palestras 

Apesar do tempo chuvoso em virtude do ciclone extratropical que atingiu Santa Catarina esta semana o encontro ocorrido no Hard Rock Live Florianópolis estava lotado. O evento contou com diversas salas com eventos paralelos com diversos temas sobre governança e sustentabilidade, como “Regulamentação LGPD”, “Sistemas de compras compartilhadas”, “Licenciamento ambiental”, “Boas práticas em resíduos sólidos” e outros temas relevantes para pessoas que trabalham na área de políticas públicas. 

Presidente do Ciga, Ércio Kriek.

Exposição 

No hall central do evento ocorreu a exposição de empresas que desenvolvem produtos e serviços voltados ao segmento público. Dentre os stands, se destaca o projeto Ciga Cidade Seguro, operado pelo Grupo Khronos. Através dele o Consórcio pretende promover a melhoria da segurança nas cidades por meio de monitoramento de vídeo 24 horas por dia, em conjunto com órgãos de segurança pública, defesa civil e executivo municipal.  

O projeto técnico e o processo de compra já foram finalizados, permitindo que os municípios consorciados façam contratação facilitada por meio de um termo de adesão. A expectativa é que as cidades de Santa Catariana instalem cerca de nove mil equipamentos nos próximos meses. 

As cidades que ainda não são consorciadas possuem cota de outros 9 mil equipamentos que podem ser solicitados através do site do Consórcio.  

O primeiro passo é o município interessado preencher o formulário de adesão no site do CIGA.

A partir do envio das informações a equipe do CIGA irá passar os dados para a empresa responsável pelo projeto e para a assinatura do contrato e instalação dos equipamentos. 

Para conhecer todos os detalhes da Ata de Registro de Preços acesse https://ciga.sc.gov.br/registrodeprecos/