Assembleia Geral do CIGA elege diretoria para 2019
Hoje pela manhã foi realizada a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA), bem como das mais entidades do Sistema FECAM. O encontro foi realizado no Auditório Milton Fett, a programação incluiu a eleição da nova diretoria, prestação de contas e posse. Além disso, também foi realizada a palestra “Cenário 2019: a economia e a política no radar de SC”, com o doutor em economia Samuel Pessôa.
A Assembleia contou com a presença de prefeitos de várias localidades do Estado. Eles votaram para eleger a nova diretoria do CIGA, que comandará o consórcio durante este ano. O prefeito de São Martinho, Robson Jean Back, concorreu à presidência em chapa única. Confira abaixo a composição completa da nova diretoria.
Conselho de Administração
Presidente: Robson Jean Back (São Martinho/AMUREL)
Vice-presidente: Vilmar Schmaedecke (São Miguel da Boa Vista/AMERIOS)
Segundo vice-presidente: Silvio Alexandre Zancanaro (Campos Novos/AMPLASC)
Primeiro Secretário: Evandro Frigo (Urupema/AMURES)
Segundo Secretário: Celso Matiello (União do Oeste/AMOSC)
Conselho Fiscal
Titular: Cleci Aparecida Veronezi (Rancho Queimado/GRANFPOLIS)
Titular: Ademir Magagnin (Cocal do Sul/AMREC)
Titular: Renato Paulata (Tunápolis/AMEOSC)
Suplente: Rodrigo Adriany David (Garuva/AMUNESC)
Suplente: Joel Longen (Petrolândia/AMAVI)
Suplente: Moisés Diersmann (Luzerna/AMMOC)
O novo presidente do CIGA, Robson Jean Back, ressaltou que embora seja um grande desafio, se sente tranquilo pois o consórcio atua em sua área de formação. “Tenho certeza que com o apoio de toda a diretoria eleita, dos prefeitos e colaboradores de CIGA conseguiremos dar continuidade ao trabalho que o consórcio já vinha desenvolvendo. Temos muitos planos para 2019, mas vamos elencar prioridades. Sabemos que o cidadão espera respostas mais rápidas, enquanto os prefeitos precisam diminuir seus custos. Entendemos que é através do investimento em tecnologia e inovação que será possível diminuir os custos e aumentar o retorno para a população.
Robson é prefeito de São Martinho, que integra a região da AMUREL. Sua formação acadêmica é em Análise de Sistemas, pela Unisul. Durante o ano passado ele integrou a diretoria do CIGA como vice-presidente do consórcio. Mas, sua participação junto ao CIGA já vem desde desde 2017, contribuindo com temas de interesse dos municípios, dentre eles a discussão do sistema integrado de gestão com o TCE.
Prestação de Contas e Planejamento 2019
Atualmente o CIGA tem 317 municípios consorciados, sendo 291 de Santa Catarina. Vale destacar que algumas das principais capitais fazem parte do CIGA, são elas: Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, João Pessoa, Rio Branco, Porto Velho e recentemente, Recife, que ingressou em dezembro do ano passado.
O CIGA abrange uma população de 19 milhões de habitantes e atualmente é maior consórcio do seu segmento – a tecnologia da informação. Sua atuação é voltada para sistemas que visam a transparência pública e a eficiência da gestão municipal. O maior diferencial do CIGA promover a economia de recursos públicos, especialmente pela forma compartilhada de atuação entre os municípios.
Com o propósito de tornar cidades inteligentes e sustentáveis em 2019, permite a troca de experiências e tecnologia entre as cidades de pequeno médio e grande porte. Os dados de economia chegam a 98% na disponibilização de sistemas e ultrapassaram em 2018 a marca dos 100 milhões aos consorciados.
Desde o ano passado o CIGA tem um Propósito Transformador Massivo, que é tornar as cidades inteligentes e sustentáveis. Neste ano, a equipe do CIGA vai trabalhar para isso, visando a troca de experiências e de tecnologias entre cidades de pequeno, médio e grande porte. A estimativa é que a economia gerada em 2018 seja de 98%, isso por meio da oferta dos sistemas. Para os municípios consorciados essa economia já superou a marca dos R$ 100 milhões de reais.
Quer saber mais sobre os sistemas fornecidos pelo CIGA? Clique aqui e confira!
Fotos: Divulgação/CIGA