Destaques das atividades do Ciga em 2023

Destaques das atividades do Ciga em 2023

No início do ano de 2023, Ércio Kriek foi reeleito como Presidente do Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), consolidando sua liderança por quase 2 anos à frente da instituição. O Ciga, ao longo do ano, apresentou uma série de avanços e conquistas significativas, refletindo seu compromisso com a inovação e a eficiência na gestão municipal.

Parceria com o Sebrae

Foi estabelecido com o Sebrae Nacional o compromisso de impulsionar o empreendedorismo nos municípios, contribuindo para o desenvolvimento econômico. Com a parceria expandiremos as iniciativas e soluções do Ciga para todo o país.

Banco de Boas Práticas 

O Ciga reativou o Banco de Boas Práticas, uma plataforma destinada a compartilhar soluções e inspirações para uma gestão pública mais eficiente. Foram selecionadas as boas práticas em parceria com as seguintes entidades: FECAM, EGEM, CINCATARINA e ARIS, as quais foram apresentadas nos eventos Summit Cidades e COMAC. 

Tecnologia Blockchain

Inovando, Londrina foi pioneira na utilização da plataforma b-Cadastros com a tecnologia Blockchain. O Ciga foi essencial para implementação garantindo o compartilhamento seguro de informações cadastrais.

Assinatura Eletrônica e Contribuição com a Lei de Consórcios Públicos

No ano, ocorreu o marco da assinatura eletrônica de 1 milhão de documentos no e-Ciga, agilizando os processos internos dos entes. 

Ainda, a alteração da lei dos Consórcios proposta pelo Ciga foi aprovada, contribuindo para agilizar a aprovação de alterações nos contratos de consórcios públicos.

Eventos

O Summit Cidades promoveu a colaboração e o intercâmbio de ideias entre municípios. Foi um evento de destaque no ano, com muita roda de conversa, palestras significativas e troca de experiências. A parceria entre FEPESE, CINCATARINA e Ciga continua em 2024, o evento está com as datas marcadas para 24 a 26 de junho em Florianópolis.

Também ocorreu o evento COMAC organizado pela Fecam, que contou com o Espaço Municipalista, com as parceiras do sistema FECAM, incluindo o Ciga. Em 2024 o evento acontecerá em Balneário Camboriú nos dias 3 a 5 de abril. 

Diário Oficial dos Municípios: Transparência e Categorias de Atos

O Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (DOM/SC) desempenhou um papel crucial na transparência governamental, com 965.989 atos publicados em 2023. Categorias como Atas de Registro de Preços, Portarias e Licitações foram as mais frequentes.

Palhoça, Jaraguá do Sul e Videira destacaram-se como os municípios com maior quantidade de atos publicados de 2008 a 2023, evidenciando a constante atividade e transparência nas administrações locais.

Soluções Ciga

Os sistemas especializados do Ciga, como o CIM, Simples, Câmara, Obras, Sinfat, Geo e e-Ciga, demonstraram a amplitude da atuação do consórcio em diferentes áreas, desde licenciamento ambiental até gestão de câmaras de vereadores.

Prefeitos em Destaque

Pinhalzinho, com o prefeito Mário Woitexem e auxílio da solução Ciga CIM, foi referência ao bater recorde em ranking de facilitação na abertura de empresas.

O Prefeito de São Martinho, Robson Jean Back, recebeu o Prêmio Reconhecimento Prefeito Inovador. São Martinho utiliza os sistemas e-Ciga, Ciga Dom, Ciga Cim e Ciga Simples.

Perspectivas para 2024

O balanço de 2023, marcado por avanços significativos, serve como base para o plano de trabalho de 2024, focado no aprimoramento contínuo. Projetos prioritários alinhados às necessidades municipais serão implementados, reforçando o compromisso do Ciga com a inovação e a excelência na gestão pública.

Para mais conteúdo do relatório de atividades do Ciga clique no link a seguir: https://consorciociga.gov.br/wp-content/uploads/2024/01/relatorio-2023-2024-arquivo-final-web.pdf