CIGA quer agilizar abertura de empresas e estimular o empreendedorismo

CIGA quer agilizar abertura de empresas e estimular o empreendedorismo

Os presidentes do CIGA, Silvio Alexandre Zancanaro (prefeito de Campos Novos-SC) e da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, Gilson Lucas Bugs se reuniram na tarde da última terça-feira (9/02/2021) para discutir as formas de agilizar o processo de abertura das empresas no estado. O objetivo é reduzir o tempo de abertura de pessoas jurídicas e estimular a geração de negócios.

“O CIGA é parceiro de longa data da Jucesc e cada vez mais buscamos integrar os municípios e deixar fácil na ponta. Essa parceria tende a se fortalecer ainda mais para deixar tudo mais fácil, sem que o empreendedor precise passar as informações em mais de um órgão. É um trabalho conjunto”, destaca Bugs.

O sistema CIGA CIM integra os municípios e serve como porta de entrada das informações das prefeituras com outros órgãos. Pelo sistema é possível enviar informações sobre abertura e alteração de empresas, e distribuir as informações a outros órgãos, como Junta Comercial, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Fazenda, Vigilância Sanitária e outros órgãos envolvidos.

“O CIGA tem papel fundamental de vínculo com os municípios para dar celeridade nos processos e essa parceria é um grande estímulo ao empreendedorismo. Os empresários pedem modernizações e vamos trabalhar junto aos órgãos para dar andamento a essas demandas em parceria com a Junta Comercial”, disse Zancanaro.

O encontro ocorreu na Central de Atendimento ao Cidadão Agiliza em Campos Novos-SC. O Agiliza é serviço visa modernizar o acesso aos serviços públicos municipais e funciona como o ponto de contato do cidadão com vários órgãos municipais e tem parceria com os Governos Estadual e Federal.

Zancanaro (à direita) e Gilson Lucas Bugs em reunião na Agiliza de Campos Novos-SC

Lei da Liberdade Econômica

Em âmbito federal foi criada a Lei da Liberdade Econômica, que propõe a redução da burocracia em uma série de atividades econômicas considerada de baixo ou baixíssimo risco. A medida pode gerar 3,7 milhões de empregos nos próximos 10 anos e estimular o crescimento da economia em mais de 7%. Mas para que isso

SC Bem Mais Simples

No estado de Santa Catarina foi criado o programa SC Bem Mais Simples, pioneiro no processo de desburocratização em nível estadual. Ele deu condições de reduzir o prazo médio de abertura de negócios de 120 para apenas 5 dias úteis.

CIGA CIM

Através do CIGA CIM as prefeituras podem se integrar à REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) permitindo que cada órgão envolvido no processo de liberação, como Vigilância Sanitária, Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente, Fiscalização etc., emitam o parecer no menor tempo possível.