CIGA firma compromisso com o Pacto pela Inovação

CIGA firma compromisso com o Pacto pela Inovação

pacto-pela-inovação

O Pacto pela Inovação é uma mobilização que tem o propósito de transformar Santa Catarina no Estado da Inovação. Para isso o governo estadual reuniu entidades que apoiam a ciência, tecnologia, inovação, educação e empreendedorismo, todas em prol do ecossistema de inovação catarinense. O compromisso de diversas organizações foi firmado durante o I Encontro do Ecossistema Catarinense de Inovação, realizado nos dias 30 e 31 de outubro, no SC 401 Square Corporate, em Florianópolis.

O Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA esteve representado por seu presidente e prefeito de Lebon Régis, Douglas F. de Mello, por seu vice-presidente e prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann e pelo diretor executivo do consórcio, Gilsoni Lunardi Albino. Logo após a abertura oficial do evento, foi realizada a assinatura do Pacto pela Inovação, feita pelo governador Raimundo Colombo e os líderes das entidades pactuadas.

Entenda o compromisso do CIGA

O compromisso do CIGA é promover ações de inovação voltadas para municípios com menos de 100 mil habitantes; montar um um laboratório para ações de inovação municipal e a criação de uma plataforma de dados municipais. Seguindo esta perspectiva, durante o evento o vice-presidente do CIGA, Moisés Diersmann, mediou um painel sobre o desenvolvimento de ecossistemas de inovação em municípios de pequeno e médio porte.

[responsive]pacto-pela-inovação[responsive]

Luzerna: exemplo de inovação

Você sabia que estudantes do ensino fundamental da rede municipal de Luzerna têm a oportunidade de experimentar oito tipos de profissões durante a idade escolar? Por meio de uma parceria entre o município e o SENAI os estudantes têm o primeiro contato com novas tecnologias são estimulados à inovação. Vale ressaltar que as novas ideias não servem apenas para passar de ano, mas podem ser colocadas em prática numa incubadora municipal. O Portal SC Inova relatou um pouquinho dessa experiência.

Saiba mais sobre o Pacto pela Inovação

Como já citamos, a proposta do Pacto pela Inovação é mobilizar diversas entidades empresariais, educacionais e governamentais num compromisso com ações estratégias para transformar Santa Catarina num dos Estados mais inovadores e empreendedores do mundo. Para alcançar este objetivo será criada uma Rede de Centros de Inovação, com foco na transformação e modernização do perfil econômico de Santa Catarina.

A programação do I Encontro do Ecossistema Catarinense de Inovação teve diversas palestras e painéis, onde foram abordados assuntos como: “Como Barcelona se Tornou a Capital Europeia da Inovação?”; “O Pacto pela Inovação da Colômbia” e “Realidade virtual: tendências e inovação”. Nos painéis o debate girou em torno de estratégias de financiamento, disrupção digital e como desenvolver um município mais inovador e empreendedor. No encerramento do evento o tema foi “Derrubando o Muro de Berlin: a necessária revolução na relação Universidade-Empresa”.

 

Foto: Divulgação/CIGA