Ciga lança “Banco de Boas Práticas Municipais” para aprimorar a gestão pública local e promover os ODS

Ciga lança “Banco de Boas Práticas Municipais” para aprimorar a gestão pública local e promover os ODS

O Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) acaba de lançar o “Banco de Boas Práticas Municipais”, um portal que irá compartilhar informações e experiências bem-sucedidas na gestão pública municipal. O objetivo é aprimorar e qualificar a gestão pública local, além de permitir o compartilhamento de iniciativas de órgãos municipais e do terceiro setor voltadas à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O banco, que pode ser acessado através do endereço eletrônico https://boaspraticas.consorciociga.gov.br/, será gerenciado de forma compartilhada pelo Ciga, em conjunto com a Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, com a Federação Catarinense de Consórcios, Associações e Municípios – FECAM e com as demais associações, consórcios e municípios interessados que sejam associados à FECAM ou consorciados ao Ciga.

As boas práticas poderão ser incluídas no banco a qualquer momento e poderão ser selecionadas ou utilizadas para promoções especificas por meio de processos de chamamentos públicos, no qual os municípios, órgãos municipais e entidades do terceiro setor poderão apresentar suas experiências de sucesso na gestão pública municipal.

O banco de boas práticas tem prioridade geral de promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e outras prioridades especificas poderão ser elencadas conforme objetivos de cada chamamento público.

As organizações serão responsáveis por monitorar e avaliar a efetividade do “Banco de Boas Práticas Municipais”, com o objetivo de garantir a qualidade e relevância das informações disponibilizadas.

Com essa iniciativa, o Ciga espera impulsionar políticas públicas locais voltadas aos ODS, promovendo uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo nos âmbitos internacional, nacional e, também, local. O compartilhamento de iniciativas, experiências e práticas bem-sucedidas no âmbito da gestão pública municipal é uma forma de incentivo ao aprimoramento e qualificação desta gestão pública local.