CIGA e FPAT se reúnem para discutir a integração das administrações tributárias

CIGA e FPAT se reúnem para discutir a integração das administrações tributárias

O presidente do CIGA, Alexandre Zancanaro se reuniu na última terça-feira (11) com Marialvo Filho, secretário de estado da Receita da Paraíba e Hamilton Sobral Guedes, coordenador executivo do Fórum Permanente de Administradores Tributários da Paraíba (FPAT-PB). O objetivo do encontro, que ocorreu na sede da Secretaria de Estado da Fazenda, foi conhecer a experiência de integração das administrações tributárias do estado com a criação do Fórum (FPAT).

Desde 2017 diversas entidades assinaram o termo de cooperação técnica estratégica que amplia e aprimora a integração entre os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização tributária. O CIGA passou a fazer parte da entidade em 2019. Também participam do Fórum a Receita Federal, Secretária Estadual de Fazenda (PB), Ministério Público Estadual (PB), Tribunal de Contas do Estado (PB), Escola de Administração Tributária dentre outros órgãos.

“A colaboração e participação de diversas entidades promove a qualificação e apoio à estruturação das pequenas cidades e permite a integração conjunta na fiscalização”, frisou o secretário do Tesouro de João Pessoa, Adenilson de Oliveira.

O presidente do CIGA, Alexandre Zancanaro, reforçou a necessidade de parceria e a disponibilidade dos sistemas do Consórcio de Informática para os municípios paraibanos, como o e-CIGA e o CIGA Simples, que facilita o processo de gestão dos municípios na arrecadação de empresas enquadradas no Simples Nacional.

Também participaram da reunião o diretor executivo do CIGA, Gilsoni Albino, Christiane Pessoa (TCE-PB), Reynaldo Serpa (MP-PB) e Elaine Carvalho (Escola de Gestão).