Assembleia Geral: Ciga discute plano de trabalho para 2023

Assembleia Geral: Ciga discute plano de trabalho para 2023

A Assembleia Geral Ordinária do Ciga (Consórcio de Inovação na Gestão Pública) discutiu soluções futuras para a administração pública, incluindo o ingresso de novos municípios, prestação de contas e posse dos prefeitos na chapa de 2023. A cerimônia foi realizada em 30/01/2023, no Centro Executivo Terra Firme, em São José (SC).

Na pauta, o primeiro tópico foi a apresentação do relatório de atividades, que trouxe as principais realizações de 2022, com a posterior discussão dos projetos para esse ano, incluindo a criação de um núcleo para avaliar a possibilidade de contratação de software para fazer gestão integrada das prefeituras.

Com a iniciativa a administração das cidades poderia contar com módulos de gestão tributária, administrativa, de recursos humanos, contabilidade, folha de pagamento, patrimonial e financeira integrados, além permitir a disponibilização da informação no portal da transparência.

Presidente do Ciga, Ércio Kriek, fazendo convite aos prefeitos para conhecem as soluções do Ciga

A proposta do presidente do Ciga e prefeito de Pomerode (SC), Ércio Kriek, foi de fazer um estudo prévio e ouvir os prefeitos, para posteriormente tomar a decisão. O modelo adotado poderia ser o de compra compartilhada, que já trouxe economia na casa de milhões de Reais para os municípios consorciados nos últimos anos.

A segunda proposta foi da implantação de uma plataforma para compensar a emissão de carbono, apresentada pelo Instituto Stella e pelo CEiiA (Centre of Engineering and Product Development), entidade localizada em Portugal que discute soluções inovadoras para mobilidade.

A plataforma visa reduzir a emissão de carbono, medindo a mobilidade do cidadão e recompensando suas atitudes positivas com uma moeda verde— chamada de AYR. O sistema já opera com sucesso no município de Itajaí (SC). Em 2021 a plataforma venceu o prêmio de inovação e sustentabilidade da União Europeia, o New European Bauhaus, na categoria lifestyle (estilo de vida).

Em relação à visibilidade e participação do Consórcio, o presidente destacou a importância estar mais próximos dos municípios, apresentando as soluções para os prefeitos e secretários. “Muitos ainda só conhecem o Ciga pelo Diário Oficial dos Municípios, mas existem muitas outras soluções fantásticas que precisamos conhecer”, e completou: “faço o convite para todos os prefeitos entrarem no site do Ciga e explorarem as diversas soluções que estão à disposição das administrações municipais”.

Houve ainda o compromisso de participar mais intensamente das programações regionais para conversar com os gestores e entender as demandas de forma mais próxima. A ideia é que o Ciga possa fazer o trabalho dentro das prefeituras e discutir ideias também com as equipes operacionais.

Outros pontos destacados durante o encontro:

  • O Ciga estará presente na Marcha dos Municípios com estande, junto com CINCATARINA e ARIS.
  • Foi aprovado por unanimidade o ingresso dos municípios de Goiás (GO) e Maracanaú (CE)
  • Foi aprovada por unanimidade a prestação de contas e relatório de atividades 2022.
  • O encontro marcou a primeira reunião da chapa eleita para a gestão de 2023 do Ciga.