Acordo entre CIGA e SERPRO visa melhorar tecnologia oferecida aos municípios

Acordo entre CIGA e SERPRO visa melhorar tecnologia oferecida aos municípios

Acordo entre CIGA e SERPRO visa melhorar tecnologia oferecida aos  municípios

 

O Consórcio de Informática na Gestão Pública – CIGA e o Serviço Federal de Processo de Dados – SERPRO assinaram, nesta quarta-feira (06), em Brasília, um Acordo de Cooperação Técnica para trocar conhecimentos em tecnologia da informação e desenvolver soluções técnicas e inovadoras em Gestão Pública Municipal, contribuindo assim para a melhoria da infraestrutura tecnológica dos serviços prestados pelas entidades.

 

“A troca de informações é benéfica não só para os municípios em Santa Catarina, mas para todo o Brasil. Pois o Acordo visa a busca por soluções para atender as demandas da sociedade com a criação de ferramentas facilitando assim a vida de todos”, ressalta o presidente do CIGA e prefeito de Herval d’Oeste, Nelson Guindani. O presidente reforça que este é um trabalho que inicia em Santa Catarina, mas pode ter desdobramento nacional, com aplicação dos resultados a municípios de outros estados brasileiros. “Além disso, o nosso modelo de operação consorciada vai poder ajudar a melhorar a gestão pública em todo o país”, complementa o diretor-geral do CIGA, Gilsoni Albino.

 

Segundo Guindani, o acordo pode trazer novos equipamentos e tecnologias aos municípios, permitindo maior economicidade por meio de produtos gratuitos como internet, por exemplo. “Nós precisamos aproveitar e captar todo o conhecimento em soluções tecnológicas de uma instituição como o SERPRO. Os municípios têm dificuldade de contratar alta tecnologia. Temos um ganho inestimável com essa parceria”, completa.

 

A parceria já vinha sendo delineada desde maio deste ano, após a visita de representantes da entidade federal ao Consórcio catarinense. A partir daí iniciou-se o diálogo para um trabalho conjunto, com troca de informações e apoio mútuo. O SERPRO tem vasto know-how em ações e serviços de larga escala, em contrapartida o CIGA tem uma experiência exitosa em atendimento individualizado com modelo de gestão consorciada. “É um modelo sustentável, economicamente viável e ainda tem todos os requisitos da administração pública”, explica o diretor do CIGA. Para Albino, o acordo representa grande oportunidade, pois vários dos serviços do CIGA poderiam estar alinhados, ou mesmo utilizarem plataformas já existentes no SERPRO visando ampliar a capacidade de operação e sistemas para os municípios.

{gallery}ciga_serpro{/gallery}