A Nota Fiscal em papel está com os dias contatos
A Nota Fiscal Eletrônica substitui o documento em papel com mais eficiência, economia e segurança.
A Nota Fiscal Eletrônica é um documento fiscal gerado de forma digital e armazenado eletronicamente, com o intuito de registrar as operações de prestação de serviço dos estabelecimentos municipais, substituindo a nota fiscal impressa em papel. A Nota Fiscal Eletrônica possui um visual que pode ser customizado e segue os padrões da Associação Brasileira de Secretarias de Finanças das Capitais.
A proposta do CIGA é utilizar a tecnologia da informação para a melhoria da gestão pública e o lançamento da Nota Fiscal Eletrônica de Prestação de Serviços Municipais atende esta premissa, pois contribui para o aumento da confiabilidade da Nota Fiscal, melhora o processo de controle fiscal, reduz a sonegação de impostos e promove o aumento da arrecadação municipal.
Para os municípios a Nota Fiscal Eletrônica oferece maior eficiência e inteligência fiscal, mas outros segmentos também são beneficiados. As empresas ganham com a simplificação do procedimento de emissão de documentos fiscais, que não tem custo e ainda permite a integração com outros sistemas. O contribuinte ganha mais segurança, transparência e agilidade e a contabilidade têm a automatização da apuração dos tributos e registros das informações.
A Nota Fiscal Eletrônica foi desenvolvida pela equipe do CIGA, seguindo indicações do Colegiado de Secretários de Fazendas Municipais (CONFAZ-M), que identificou a necessidade de um sistema simplificado que pudesse ser disponibilizado aos municípios consorciados do CIGA, seguindo o padrão de economia, facilidade e agilidade no atendimento, além do acesso rápido e seguro. Conheça o GNota e contrate para o seu município.
Para os municípios que já são consorciados do CIGA, vale ressaltar que a Nota Fiscal Eletrônica de Prestação de Serviços Municipais será vinculada ao Sistema de Gestão do Simples Nacional, também fornecido pelo CIGA. O novo sistema será implantado em parceria com as associações dos municípios, para as empresas que fazem parte do Simples Nacional.
Foto: Divulgação/Shutterstock