Swap-e traz ao Summit Cidades proposta de converter carros à combustão em veículos elétricos
A recém-criada empresa Swap-e trouxe ao Summit Cidades um protótipo de um carro à combustão que foi transformado em um veículo elétrico. O grande diferencial da proposta é utilizar veículos que já rodaram à álcool e gasolina e agora podem se beneficiar de um modelo mais sutentável.
A outra grande vantagem é o custo de conversão. Segundo André Brüning, COO da empresa, o gasto para converter veículos populares fica em torno de R$ 75 mil — metade do que se pagaria por um dos veículos elétricos mais baratos do mercado.
A autonomia de cada bateria é de cerca de 120 Km por carga. Já a bateria pode durar de 1.500 a 3.000 ciclos — dependendo do modelo. Com essas características os veículos transformados são ideias para os deslocamentos urbanos diários.
As alterações no veículo são as mínimas possíveis. Dentre as principais estão, claro, o motor à combustão e o tanque de abastecimento, que dá lugar a uma tomada no padrão dos veículos elétricos.
A empresa também demonstra preocupação ambiental. A troca das baterias pode ser feita com a própria Swap-e, que dá a destinação correta e também faz o reaproveitamento dos componentes antigos.