Smart CIGA é lançado no evento Cidade Empreendedora do Sebrae/SC

Smart CIGA é lançado no evento Cidade Empreendedora do Sebrae/SC

O propósito é tornar as cidades inteligentes e sustentáveis com o uso de ferramentas tecnológicas

Na manhã da última quinta-feira (02/09) foi lançado o Smart CIGA, que tem o objetivo de disponibilizar para os gestores municipais um conjunto de iniciativas destinadas a tornar as cidades inteligentes e sustentáveis com o uso de soluções inovadoras.

O lançamento foi realizado no evento Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/SC. O encontro ocorreu no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). A apresentação do CIGA foi conduzida pelo presidente do Consórcio e prefeito de Campos Novos (SC), Silvio Alexandre Zancanaro; do diretor executivo Gilsoni Albino; do analista de sistemas Marcello Previdi; e da assistente administrativa Cristiana Salazar.

Na prática o Smart CIGA vai reunir um conjunto de soluções inovadoras com foco em gerar impacto positivo para a população por meio das prefeituras. Os projetos serão analisados de forma colegiada pelos participantes de maneira a estimular a cultura da inovação nos órgãos públicos, e um meio de aproximar organizações privadas para o desenvolvimento de soluções.

Atualmente o CIGA conta com mais de 300 consorciados, dentre eles quase todos os municípios do estado de Santa Catarina. Mais de 600 organizações utilizam as mais de 13 soluções disponibilizadas pelo Consórcio.

Soluções

As soluções mais populares são o Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, que além de baratear os custos com a publicação de atos oficiais também proporcionou integrações e diversas ferramentas para melhorias de uso; e o e-CIGA, um sistema de processos eletrônicos voltado para prefeituras e entidades públicas, que proporciona toda a digitalização dos documentos.

Algumas prefeituras fora do estado de Santa Catarina estão adotam o e-CIGA, como a Prefeitura de João Pessoa, na Paraíba. Por lá cerca de 38 mil servidores serão usuários do sistema com a meta de eliminar o uso do papel até o final de 2021.

Além da sustentabilidade, o sistema proporciona segurança. Com as assinaturas eletrônicas de cadeia própria o CIGA e integração ao GOV.BR o que permite que os servidores assinem documentos com certificação digital com custo zero.

Economia na inovação

O CIGA também proporciona economia na adoção de tecnologia pelos municípios consorciados por meio das atas de registros de preços compartilhadas.

Com o preço mais vantajoso gerado pela compra em escala prefeituras de pequeno porte conseguiram fazer investimentos para escolas terem acesso a equipamentos de ponta, como chromebooks, computadores e outros dispositivos, que foram fundamentais para a implementação do ensino à distância em escolas públicas.

As maiores adesões foram no município de Gaspar (SC), que distribuiu 775 chromebooks para as unidades de ensino municipal; e Fortaleza (CE), onde o pedido alcançou 14.430 unidades).

Já no modelo de outsourcing o bem fica “locado” e toda a manutenção e atualização tecnológica fica sob responsabilidade da empresa contratada.