Premiação de Boas Práticas no Summit Cidades 2023: Inovação e Melhoria da Qualidade de Serviços à População

Premiação de Boas Práticas no Summit Cidades 2023: Inovação e Melhoria da Qualidade de Serviços à População

Começou nesta segunda-feira (26/06) o Summit Cidades 2023. No palco Fepese foi realizada a premiação de Boas Práticas aos municípios que se destacaram em projetos inovadores, promovendo melhorias na qualidade de serviços oferecidos à população. A premiação é organizada pelo Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) e conta com o apoio da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM). A premiação reuniu gestores, especialistas e profissionais engajados na busca por soluções criativas e eficientes para os desafios enfrentados pelas cidades.

Dentre os projetos vencedores, foram reconhecidos municípios que cadastraram boas práticas no site do Ciga (https://boaspraticas.consorciociga.gov.br), e que se destacaram pela excelência na gestão pública e pela implementação de iniciativas inovadoras.

Conheça a seguir os projetos premiados e as cidades que se destacaram:

1. Gestão do transporte escolar no município de Criciúma – Criciúma/SC

O município de Criciúma, em Santa Catarina, recebeu reconhecimento por sua gestão exemplar do transporte escolar. O projeto implementado na cidade demonstrou eficiência na organização, monitoramento e segurança do transporte dos estudantes, garantindo que eles cheguem às escolas de forma adequada e pontual.

2. Primeira construção modular 100% em fábrica no Brasil é realizada em Iomerê – Iomerê/SC

Iomerê, também em Santa Catarina, foi premiada pela realização da primeira construção modular totalmente feita em fábrica no Brasil. Essa abordagem inovadora agiliza o processo construtivo, reduzindo custos e tempo, além de garantir maior qualidade e sustentabilidade na edificação.

3. Avança Vida Saudável e Sustentável nas Escolas de Tempo Integral em Lebon Régis/SC – Lebon Régis/SC

O município de Lebon Régis, em Santa Catarina, foi reconhecido pelo projeto “Avança Vida Saudável e Sustentável nas Escolas de Tempo Integral”. Essa iniciativa visa promover hábitos saudáveis, práticas sustentáveis e a conscientização ambiental entre os alunos das escolas de tempo integral, proporcionando uma formação mais completa e alinhada com os desafios atuais.

4. Gestão de Resultados – Lebon Régis/SC

Além do projeto anterior, Lebon Régis também se destacou pela implementação de uma eficiente Gestão de Resultados em sua administração municipal. Essa abordagem estratégica permite monitorar e avaliar os indicadores-chave de desempenho, favorecendo a tomada de decisões embasadas em dados e impulsionando a melhoria contínua dos serviços públicos.

5. Acompanhamento e Melhoria dos Indicadores de Saúde dos Municípios Consorciados ao CISNORDESTE – CISNORDESTE

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste, através do projeto de Acompanhamento e Melhoria dos Indicadores de Saúde, recebeu reconhecimento por seu trabalho conjunto com os municípios consorciados. A iniciativa busca aprimorar os indicadores de saúde, promover ações preventivas e oferecer um atendimento de qualidade à população.

6. Lei da Compostagem – Florianópolis/SC

Florianópolis, a capital de Santa Catarina, foi premiada pela implementação da “Lei da Compostagem”. Essa legislação pioneira estabelece diretrizes e incentivos para a compostagem de resíduos orgânicos, contribuindo para a redução do desperdício, a preservação do meio ambiente e o fomento de práticas sustentáveis.

7. Espaço Equilíbrio e Saúde – Vargem/SC

Vargem, em Santa Catarina, foi reconhecida pela criação do “Espaço Equilíbrio e Saúde”. Esse projeto visa promover a saúde e o bem-estar da população, oferecendo um local dedicado à prática de atividades físicas, orientação nutricional e promoção de hábitos saudáveis.

8. Sala de espera para viagens – Vargem/SC

Além do projeto anterior, Vargem também se destacou pela implementação de uma Sala de Espera para Viagens. Essa iniciativa busca proporcionar maior conforto e comodidade aos usuários do transporte coletivo, oferecendo um espaço adequado e acessível para aguardar as viagens.

A premiação desses projetos exemplares evidencia o comprometimento e a capacidade dos municípios em promover soluções inovadoras para os desafios enfrentados em suas comunidades. Ao compartilhar essas boas práticas, o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) busca inspirar outros gestores e incentivá-los a implementar iniciativas similares, visando a melhoria contínua da qualidade de vida dos cidadãos.

O Ciga continua seu compromisso de promover a inovação na gestão pública e está ansioso para futuras premiações, reconhecendo os avanços significativos alcançados pelos municípios em seus projetos voltados para a melhoria da qualidade de serviços oferecidos à população.