Prefeito de Florianópolis destaca sucesso da política de tratamento de resíduos
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, afirmou em palestra no Summit Cidades que 11% dos resíduos sólidos da cidade de Florianópolis já passam por coleta seletiva — metais, vidros, plásticos e papel. Ele destacou o sucesso da política como uma ação ambiental que contribui para o desenvolvimento da sustentável e faz parte de uma das ações de cidades inteligentes.
Ele também destacou que Florianópolis hoje tem um IDH de 0,847, o mais alto dentre as capitais brasileira. O número é indicado pelo Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil, calculado pelo PNUD da ONU (Organização das Nações Unidas). O dado leva em consideração dados como longevidade, educação e renda.
Topázio participou do painel Cidades como plataformas de inovação – Governos Ágeis e Inovadores junto com outros prefeitos, que ao longo do dia participaram de diversos painéis temáticos sobre inovação, cidades inteligentes e sustentabilidade.
Compostagem comunitária de resíduos
A prefeitura de Florianópolis realiza a primeira experiência no Brasil de pagamento por compostagem comunitária. Em junho deste ano, foram assinadas quatro ordens de serviço para processamento de aproximadamente 70 toneladas de resíduos orgânicos por mês em pátios descentralizados.
Em pouco mais de dois meses, já foram compostadas mais de 85 toneladas de restos de alimentos. Além das 250 toneladas que são processadas por mês pela Agroecológica Serviços Ambientais, no Centro de Valorização de Resíduos (CVR), Itacorubi.