Niterói inicia o uso do e-CIGA como sistema de processos eletrônicos

Niterói inicia o uso do e-CIGA como sistema de processos eletrônicos

A Prefeitura de Niterói (RJ) iniciou nesta semana o uso do e-CIGA para gerenciar os processos eletrônicos do município. A ação foi realizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão. Com isso a cidade ganha mais transparência, dá mais agilidade à tramitação dos processos, economiza recursos com menos uso de papel e ajuda o meio ambiente.

Foi realizado um evento com a secretária de Planejamento e Gestão, Ellen Benedetti, e participação do prefeito, Axel Grael, entre outros gestores da cidade, e representantes da Câmara dos Vereadores e do Conselho de Transparência.

O evento deu início às operações do processo eletrônico em Niterói com o primeiro Ato assinado eletronicamente através do e-CIGA, regulamentando a Política de Atendimento, Proteção e Defesa do Cidadão de Niterói.

O processo eletrônico é um marco para a transformação digital da Prefeitura, agilizando em até 10 vezes a tramitação de processos administrativos e economizando R$ 500 mil por ano, além de eliminar 25 toneladas de papel por ano, reafirmando o compromisso de Niterói em ser uma cidade mais inteligente e transparente.

257139859_430882658658608_3839855039374654842_n.jpg

A implementação do processo eletrônico contou com a participação de toda a Prefeitura através do Comitê Gestor de Processo Eletrônico, com representantes de diversos órgãos-chave da gestão.

O evento marca também o início da Política de Atendimento que teve o engajamento de todos que trabalharam no desenho da Política, em especial, aos membros do Comitê e a Rede de Atendimento ao Cidadão: SEPLAG, Secretaria Municipal de Governo (SEMUG), Secretaria de Participação Social (SEMPAS), Secretaria Executiva (SEXEC), Secretaria de Comunicação (CGCOM), Controladoria Geral do Município (CGM), Procuradoria Geral do Município (PGM), Secretaria da Fazenda (SMF).