Municípios têm até 13 de dezembro para se inscreverem no Prêmio de Cidades Inteligentes no Smart City Expo Curitiba 2024

Municípios têm até 13 de dezembro para se inscreverem no Prêmio de Cidades Inteligentes no Smart City Expo Curitiba 2024

Inovação e Sustentabilidade em Destaque: Premiação inédita reconhecerá iniciativas brasileiras nas categorias Smart City, Transformação Digital, Mobilidade Urbana, Cidade Sustentável e Equidade Social. 

O Smart City Expo Curitiba lançou um chamado para destacar as melhores práticas de cidades inteligentes no Brasil, através do inédito Prêmio de Cidades Inteligentes que seguirá o renomado modelo do World Smart Cities Awards. Organizado pela Fira Barcelona e com o suporte do iCities, o hub de cidades inteligentes responsável pela execução do evento.  

A premiação visa reconhecer projetos inovadores e sustentáveis em diversas áreas. Elas estão divididas em cinco categorias principais: Smart City Award (Prêmio Cidade Inteligente), Digital Transformation & Innovation (Inovação e Transformação Digital), Urban Mobility (Mobilidade Urbana), Sustainable City (Cidade Sustentável) e Equitable Society (Equidade Social). 

Quem pode participar  

Municípios, instituições e empresas públicas e privadas estão convidados a participar da premiação, desde que apresentem projetos inovadores para o gerenciamento e desenvolvimento de cidades inteligentes. As candidaturas podem ser realizadas até o dia 13 de dezembro, exclusivamente online, por meio do link disponível no site oficial do Smart City Expo Curitiba

Os vencedores serão revelados em uma cerimônia especial no dia 21 de março, durante o Smart City Expo Curitiba 2024. Beto Marcelino, fundador do iCities e embaixador da Fira Barcelona no Brasil, destaca a abertura da premiação para participação tanto do setor público quanto privado, enfatizando a importância de reconhecer as melhores práticas em cidades inteligentes no Brasil. ““Todos podem participar, tanto na esfera pública, quanto na iniciativa privada, para que possamos divulgar e reconhecer o que há de melhor em cidades inteligentes no Brasil”, frisou. 

Smart City Expo Curitiba  

O Smart City Expo Curitiba é a versão brasileira do renomado evento mundial, o Smart City Expo World Congress, organizado anualmente pela Fira Barcelona. A última edição, realizada em março, atraiu um público recorde de 15 mil visitantes, representando 450 prefeituras, 26 estados mais o Distrito Federal, além de contar com 180 palestrantes de 45 países e 65 expositores de produtos, serviços e soluções. 

A 5ª edição do Smart City Expo Curitiba já está marcada para os dias 20, 21 e 22 de março de 2024, com o tema “Reinventing Cities for All” (Reinventando as cidades para todos). 

Ciga no evento  

O Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) participou de edições anteriores do Smart City Expo Curitiba como expositor, contribuindo para fortalecer sua presença no ecossistema das soluções urbanas do futuro. Com um estande movimentado na edição de 2022, o Ciga se destaca como ponto de convergência para grupos de transformação digital das cidades, promovendo diálogo entre gestores públicos e incentivando a integração de projetos desenvolvidos pelas cidades.

Grupo de pessoas em pé posando para foto  Descrição gerada automaticamente 

Para 2024, o Ciga planeja continuar suas ações, fomentando o ambiente de inovação e desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis em todo o Brasil.