Florianópolis ganha prêmio de cidade mais inteligente do Brasil em 2023; consorciados do Ciga estão no TOP 50
A Região Sul se destacou com 21 cidades no Ranking Connected Smart Cities, com premiação realizada anteontem (4/09) em São Paulo; SC tem 6 representantes nos 50 mais bem colocados.
No dia 4 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, foram divulgados os resultados do Ranking Connected Smart Cities 2023. Desta vez, Florianópolis (SC) conquistou a primeira posição no ranking geral do estudo pela primeira vez. A capital de Santa Catarina tinha ficado na segunda colocação no ano anterior. As cidades de Curitiba (PR) e São Paulo (SP) ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Completando o top 5, temos Belo Horizonte (BH) e Niterói (RJ).
A Região Sul do Brasil se destacou na edição 2023 do ranking Connected Smart Cities, com um total de 21 cidades incluídas, incluindo as líderes Florianópolis e Curitiba. Porto Alegre também figurou na lista, ocupando a 32ª posição. O estado do Paraná liderou com o maior número de municípios representados (10), seguido por Santa Catarina, com seis, e o Rio Grande do Sul, com quatro (veja o ranking completo ao final deste artigo). O anúncio dos resultados ocorreu durante a abertura do Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
João Cobalchini, presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, representou a cidade no evento como prefeito em exercício e destacou que o reconhecimento foi resultado do comprometimento na gestão pública. Ele expressou seu orgulho em representar Florianópolis, que se destacou em 11 eixos temáticos, reconhecendo a cidade como uma das mais inteligentes em áreas como mobilidade, urbanismo, saúde, educação e economia.
Indicadores e Eixos Temáticos
Nesta 9ª edição, o ranking Connected Smart Cities avalia as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. O estudo analisa cerca de 700 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, levando em consideração 70 indicadores divididos em 11 eixos temáticos que avaliam os serviços inteligentes nas cidades.
As cidades são divididas em 4 rankings: geral, mais de 500 mil habitantes, de 100 a 50 mil habitantes e de 50 a 100 mil habitantes. Além do ranking geral, Florianópolis aparece como primeira colocada em cidades com mais de 500 mil habitantes.
Já divisão de cidades entre 100 e 500 mil habitantes o líder é Niterói (RJ), seguida de Barueri (SC), Vitória (ES), Santos (SP) e Balneário Camboriú (SC).
No eixo mobilidade Florianópolis aparece com a segunda colocação. Já no quesito meio ambiente o destaque fica para a primeira colocação de Balneário Camboriú (1º) e Jaraguá do Sul (2º).
No eixo saúde Florianópolis novamente aparece com o segundo lugar; já em economia o destaque vai para Itajaí (2º lugar).
Como funciona o Ranking
Este ano, foram analisados 656 municípios com mais de 50 mil habitantes, considerando 74 indicadores distribuídos em 11 eixos temáticos, abrangendo Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo, Governança e Energia.
Ranking completo