Comitiva catarinense com foco em inovação faz agenda conjunta no Rio de Janeiro

Created with Sketch.

Comitiva catarinense com foco em inovação faz agenda conjunta no Rio de Janeiro

Na semana de 25 a 29 de julho o Ciga cumpriu agenda no estado do Rio de Janeiro, visitando instalações públicas na capital e na cidade de Niterói, um dos mais novos consorciados. A comitiva foi composta também pela Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e Fepese (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos). 

A equipe do Ciga foi composta pelo presidente, Ércio Erik, o primeiro secretário Robson Jean Back, a contadora Grasiele Hoffimann e o diretor executivo Gilsoni Albino, que foram conhecer Fábrica de Startups, uma empresa de co-inovação que conecta corporações e startups com o objetivo de inovar juntos. 

Fábrica de Startups

O objetivo foi entender como a Fábrica de Startups qualifica parceiros e consegue gerenciar processos de inovação para as empresas que patrocinam o projeto. O resultado desta iniciativa é a criação de mais startups, estimulando a economia voltada à inovação. 

A visita incluiu uma experiência no Metaverso, apresentada pela Agência Beyondcomm, uma agência digital com uma plataforma que cria processo e metodologia para avaliação de startups. Baseado no Business Canvas 

Na sequência a reunião ocorreu com a Invest.Rio, uma iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro para acelerar a inovação na cidade. Foi possível conhecer alguns dos projetos como o Maravalley, que transformou a zona a antiga zona portuária num ambiente para desenvolvimento tecnológico, atraindo startups e empresas de software. 

COR-Rio 

Em seguida a comitiva catarinense foi visitar o Centro de Operações Rio (COR-Rio), que é um equipamento da Prefeitura do Rio que reúne diversos órgãos públicos municipais, estaduais e concessionárias. Por lá são monitoradas todas as câmeras instaladas na cidade e são traçadas as estratégias para a atuação durante momentos de crise. 

O Centro de Operações foi inaugurado em dezembro de 2010 em virtude do legado olímpico e fica responsável por monitorar e otimizar o funcionamento da cidade diariamente, prevendo e gerenciando, por exemplo, as condições meteorológicas, deslizamentos, enchentes, acidentes, entre outras situações. 

Centro de Operações Rio

O Ciga lançou recentemente o projeto Ciga Cidade Segura, que já possui cerca de 3 mil câmeras em processo de instalação nas cidades catarinenses. A visita ao COR-Rio servirá para entender como operar este modelo em outras cidades. 

Município de Niterói 

O prefeito da cidade de Niterói, Axel Grael, recebeu a comitiva na sede da prefeitura. Niterói é um dos mais novos consorciados do Ciga e está perto de completar um ano da implementação do e-Ciga, o sistema de processos eletrônico do Consórcio. 

O sistema implementado em Niterói com hoje com mais de 1.000 usuários ativos e mais de 50 mil documentos assinados digitalmente. A estimativa é que haja uma economia de 25 toneladas de papel e uma economia de R$ 500 mil anuais com a compra de papel. 

Reunião em Niterói (RJ), com a presença do prefeito Axel Grael.


O prefeito de Pomerode e presidente do CIGA, Ércio Krieck, reforçou a importância da colaboração entre as gestões municipais para levar serviços de melhor qualidade à população. A reunião, que também foi acompanhada pelo primeiro secretário do Ciga, Robson Jean Back (prefeito de São Martinho-SC), e serviu para discutir novas etapas do projeto e ampliação dos serviços digitais ao cidadão de Niterói, que tem uma forte atuação voltada à transformação digital da cidade. 

Encontro com o prefeito de Niterói, Axel Grael.

A última agenda da comitiva aconteceu no Centro de Controle Operacional (CCO Mobilidade) de Niterói onde a comitiva pode acompanhar a configuração de trânsito em tempo real, com o sincronismo de semáforas a partir da sala de controle.