CIGA recebe 1º Consórcio Interfederativo da Região Norte do Brasil – CindeRondônia

CIGA recebe 1º Consórcio Interfederativo da Região Norte do Brasil – CindeRondônia

Uma comitiva integrada por prefeitos e equipe técnica do Consórcio Interfederativo de Desenvolvimento de Rondônia – CindeRondônia, membros do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de Rondônia e equipe técnica, visitaram a sede do CIGA no dia 1º de junho, em Florianópolis. Durante três dias, a comitiva conheceu mais sobre algumas soluções de inovação para gestão pública realizadas pelo ecossistema dos consórcios que atuam junto às gestões públicas em Santa Catarina, incluindo visita à Rede Catarinense de Centros de Inovação vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Entre as atividades, a agenda do primeiro dia, após apresentação institucional do CIGA e de suas soluções, terminou com a ida à sede da Associação Catarinense de Tecnologia – ACATE, parceira do CIGA em várias ações e principal representante do empreendedorismo inovador em Santa Catarina.

O Prefeito de Pimenta Bueno/RO e Presidente eleito do CindeRondônia, Arismar Araújo, enfatizou a tecnologia promovida pelo CIGA que pode ser levada aos demais entes da federação: “Nos impressionou a tecnologia empregada na gestão dos municípios através do CIGA. É interessante como a gente tem soluções que podem ser levadas a cada um dos nossos entes federados, pra que prestemos um serviço melhor à sociedade. Então, realmente estamos, repito, admirados aqui, com o nível de tecnologia empregado ao bem da população, e esperamos levar esta experiência exitosa pra Rondônia”.

Equipe do CIGA acompanhou a comitiva do CindeRondônia à sede da ACATE – Santa Catarina

Para o Prefeito de Santa Luzia do Oeste/RO e Vice-presidente eleito do CindeRondônia, Jurandir de Oliveira, a visita foi uma oportunidade de observar como os consórcios são importantes para as administrações municipais e como têm contribuindo para o fortalecimento e desenvolvimento dos municípios catarinenses. “Vamos tentar levar esse mecanismo pro estado de Rondônia. Constatamos que o Ciga tem várias ferramentas que facilitam desde a visitação, compras, acompanhamento de obras. Viemos nessa missão aqui e vamos voltar enriquecidos de conhecimento e tentar levar isso aos 52 municípios do nosso Estado.”

O grupo de trabalho do CindeRondônia, no segundo dia, também conheceu as experiências e resultados do Consórcio Interfederativo Santa Catarina – CINCATARINA, que atua na união dos municípios no desenvolvimento de programas, projetos de atuação governamental, promovendo iniciativas de integração, fortalecimento de ações compartilhadas, eficiência, inovação e modernização na gestão pública. Além disso, a equipe também conheceu a atuação da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS.

Troca de conhecimento: equipes do CIGA e CindeRondônia após palestra no auditório da ARIS

“O estado de Santa Catarina, através do Ciga, está muito à frente quando o assunto é inovação na gestão pública. A gente tem muito a aprender e evoluir e com tudo que acompanhamos. Principalmente sobre a desburocratização e sistemas transparentes. Se conseguirmos nos alinhar com essa tecnologia, vamos avançar de 10 a 15 anos em um ano. Trata-se de uma grande ferramenta de transformação que queremos utilizar no estado de Rondônia”, completou o Prefeito de Alta Floresta D’Oeste, Giovan Damo, que também integra o CindeRondônia.

O Consórcio Interfederativo da Região Norte, o CindeRondônia foi criado em fevereiro deste ano com a finalidade de viabilizar políticas públicas de complexa execução, a exemplo de obras de infraestrutura e conta com a participação de 28 municípios e o governo do Estado. Entre as soluções propostas pela formação do Consórcio estão as áreas de engenharia, compras públicas, captação de recursos, planejamento urbano, agricultura e outras que exigem maior esforço pelas gestões.