Ciga participa de evento do CREA sobre modelagem de obras

O Ciga participou hoje (17/11) da quarta edição do evento 4º BIM CREA-SC, que ocorreu no Centro de Eventos da UFSC e esse ano teve como tema “Conexão Total”, com o objetivo de proporcionar uma percepção mais ampla sobre conexão entre os diversos setores envolvidos no processo.
O BIM (Building Information Modeling) é uma metodologia de trabalho que tem como objetivo principal a criação de um modelo digital do projeto de construção, contendo todas as informações necessárias para o seu desenvolvimento, gerenciamento e manutenção.
A utilização do BIM tornou-se obrigatória em diversos países, como Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos, e cada vez mais presente no Brasil.
O BIM é uma ferramenta extremamente útil para todos os envolvidos no processo de construção civil, desde o arquiteto até o engenheiro e o dono da obra, pois permite maior controle sobre o projeto, reduzindo erros e imprevistos.
BIM na Nova Lei de Licitações

Neste contexto da NLL (Nova Lei de Licitações), participaram do painel “BIM no setor público” dois colaboradores do Ciga: Cristina Salazar Pereira, pregoeira, e Ricardo Bressan, engenheiro responsável pelo sistema Ciga Obras.
A NLL (Lei nº 13.303/2016) trouxe algumas mudanças em relação à utilização do BIM. A principal delas é a obrigatoriedade de se utilizar o BIM em certos tipos de licitações, como as licitações para grandes obras públicas. Isso geraria mais qualidade das obras, ajuda na fiscalização e execução, além de proporcionar um gama maior de informações no pós-obra.
O sistema de gestão de obras é um aliado na busca pela transparência. Um dos cases que já premiado é a aplicação da metodologia em Londrina (PR). Lá o Ciga Obras está embutido no portal da transparência do município e todos os cidadãos podem acompanhar as informações sobre as obras em tempo real.

As próprias empresas contratadas para executar as obras ficam responsáveis pelo envio diário dos boletins de obra com fotos e informações. Qualquer pessoa que passe em frente pode fazer a leitura de um QR code e buscar informações sobre custo e execução.

Desafio para pequenos municípios
Na visão de Ricardo Bressan e Cristina Salazar o maior desafio será implantar a metodologia BIM em pequenos municípios, onde o corpo técnico voltado para a infraestrutura de obras é menor.
Para solucionar essas demandas seria possível o Ciga pode ser um parceiro para fazer a conexão entre as empresas de projetos e associações, diminuindo o custo dos projetos através de parcerias e compras compartilhadas entre municípios.
Ciga Obras
O sistema Ciga Obras surgiu a partir da demanda equipes de secretarias de obras dos municípios consorciados, que precisavam de um instrumento para fazer o acompanhamento das obras realizadas no municípios.

O sistema é capaz de fazer o controle do julgamento de licitações, contratos, termos aditivos e andamento de obras de forma integrada com uma ferramenta de elaboração de orçamentos, seguindo os padrões da Caixa Econômica Federal, com disponibilidade das tabelas SINAPI e SICRO, além de outras que podem ser integradas sob solicitação.
Conheça mais em https://consorciociga.gov.br/cigaobras/