Ciga fecha 2023 com 100% de consorciamento em SC e parcerias estratégicas

Ciga fecha 2023 com 100% de consorciamento em SC e parcerias estratégicas

O Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) encerrou o ano de 2023 com motivos de sobra para comemorar. Além de completar 16 anos de existência, o Ciga alcançou a marca de 100% de consorciamento em Santa Catarina, ou seja, todos os 295 municípios do estado fazem parte do consórcio que oferece soluções tecnológicas para a gestão pública.

O Ciga também ampliou suas parcerias com instituições de renome, como o Sebrae Nacional, com quem firmou um acordo para acelerar a transformação digital das cidades em todo o Brasil. O consórcio também participou do debate sobre a estratégia nacional de governo digital, promovido pelo Ministério da Gestão e Inovação.

Outro destaque do ano foi o início de novos projetos, como o de integridade de compras públicas, em parceria com o Cincatarina. O Ciga também adotou e disponibilizou novas tecnologias aos seus consorciados, como o Blockchain, para garantir a segurança e a transparência no acesso de dados, e a inteligência artificial, para otimizar a gestão de publicações do diário oficial eletrônico.

O Ciga ainda promoveu, junto com seus parceiros, grandes eventos que colocaram em pauta o tema das cidades inteligentes, como o Summit Cidades, a Marcha dos Municípios a Brasília e o Comac SC, reunindo consorciados e a sociedade para discutir os desafios e as oportunidades da inovação na gestão pública.

O presidente do Ciga, prefeito Ércio Kriek (Pomerode/SC), ressaltou que todos esses resultados só foram possíveis graças à parceria entre os prefeitos e prefeitas, os servidores municipais, as associações de municípios, os demais consórcios públicos e todo um ecossistema de inovação que envolve a iniciativa privada. “Sozinhos podemos ir mais rápido, mas juntos vamos mais longe”, afirmou o presidente, reforçando o seu mantra.