CIGA elege diretoria para 2021

CIGA elege diretoria para 2021

Evento ocorreu na tarde desta terça-feira no centro de Florianópolis-SC

O Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA) elegeu a nova diretoria para o ano de 2021. O evento ocorreu na tarde desta terça-feira (19/01/2021) no centro de convenções do hotel Faial, no centro de Florianópolis.

O prefeito Robson Jean Back (São Martinho-SC) que deixou a presidência, fez um balanço positivo do ano de 2020, e destacou os esforços da instituição. “O uso de tecnologia foi muito importante durante a pandemia. O CIGA intensificou o apoio e suporte aos consorciados com relação à vertical tecnológica”, afirmou Back.

O evento foi transmitido também pela internet e pode ser acompanhado ao vivo pelo site do CIGA. Por causa do distanciamento social imposto pela pandemia do COVID-19 a votação também foi realizada virtualmente. Os votos dos consorciados puderam ser coletados por cédulas virtuais assinadas com certificado digital.

“Temos o desafio de dar continuidade à excelência dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos, bem como ao plano operacional do CIGA. Contamos com o apoio de todos os prefeitos nessa próxima gestão para melhorar o desenvolvimento dos municípios de Santa Catarina e de todo o país”, destacou Zancanaro (prefeito de Campos Novos/SC), que foi eleito para presidir o Consórcio em 2021

Em 2020 o CIGA disponibilizou o sistema CIGA Geo, voltado para o controle de endemias. Nele os consorciados podem fazer a gestão de crises endêmicas — como a do Corona Vírus, dengue, febre amarela.

O sistema usa a tecnologia de geolocalização para acompanhar em tempo real os equipamentos de saúde disponíveis, como hospitais, unidades de saúde, taxa de ocupação dos leitos e das UTIs, como também hospitais de campanha que tenham sido montados. O sistema permite o cruzamento de informações para dar mais agilidade e assertividade nas decisões do poder público municipal. O módulo faz parte dos sistema do CIGA e foi disponibilizado sem custos adicionais os consorciados.

Para 2021 o CIGA tem ações para apoiar a criação de módulos e a disseminação do Sistema Integrado de Telemedicina e Telesaúde (STT), que vai viabilizar o atendimento médico feito de forma remota nas cidades. O projeto é realizado em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Para ter mais informações sobre como acessar os módulos ou consorciar o seu município entre em contato pelo e-mail ciga@ciga.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 33215500.

Confira como ficou a composição do CIGA em 2021:

Diretoria 2021
Silvio Alexandre Zancanaro – Presidente (Prefeito de Campos Novos/SC)
Rogério José Frigo – Primeiro Vice-Presidente (Prefeito de Nova Veneza/SC)
José Constante – Segundo Vice-Presidente (Prefeito de Agrolândia/SC)
Robson Jean Back – Primeiro Secretário (Prefeito de São Martinho/SC)
Giovani Nunes – Segundo Secretário (Prefeito de São Joaquim/SC)

Conselheiros fiscais
Jair Antonio Giumbelli (Prefeito de Belmonte/SC)
Clodoaldo Briancini – (Prefeito de Cordilheira Alta/SC)
Armindo Sesar Tassi – (Prefeito de Massaranduba/SC)
Renaldo Mueller – (Prefeito de Riqueza/SC)
Ércio Kriek – (Prefeito de Pomerode/SC)
Silvano de Pariz – (Prefeito de Quilombo/SC)