Mais de 150 pessoas participam do Seminário Catarinense do Governo Sem Papel

Mais de 150 pessoas participam do Seminário Catarinense do Governo Sem Papel

O Ciga realizou nesta segunda-feira o Seminário Catarinense do Governo Sem Papel, que ocorreu no salão nobre da Unochapecó, em Chapecó, oeste do estado em conjunto a CTEC FECAM, AMOSC e ACAMOSC.

Mais de 150 pessoas participaram do seminário, entre gestores públicos e interessados no tema tecnologia. O objetivo do evento foi conscientizar sobre a importância de utilizar sistemas de informação que proporcionem economia de recursos públicos, agilidade de serviços ao cidadãos e sustentabilidade ambiental.

Durante o encontro foram abordados temas como:
• A eficiência e economia na gestão pública com o processo eletrônico
• Aspectos de regulamentação e segurança jurídica dos documentos e processos eletrônicos
• Transformação digital, processo eletrônico e LGPD
• Interoperabilidade de sistemas
• Integração com os serviços de Identidade do GOV.BR
• E a experiência de desmaterialização do TCE/SC

Com o uso do e-Ciga prefeituras, câmaras municipais e outros órgãos públicos conseguem digitalizar a tramitação de processos, gerando ganhos em várias frentes. Além disso, conta com recursos avançados de integração entre sistemas, inclusive com assinaturas digitais que podem ser acessadas através do login GOV.BR.

Prefeituras Niterói, no Rio de Janeiro, já utilizam o e-Ciga como o sistema oficial de processos eletrônicos e gestão de documentos. A cidade fluminense estima uma economia de meio milhão por ano apenas com a compra de papel.

O evento contou com do apoio da Cetec da Fecam, Acamosc, AMOSC e demais associações de municípios de SC, além da Unochapecó e Grupo Pública.

Para conhecer melhor o e-Ciga acesse https://consorciociga.gov.br/e-ciga/