Cooperação entre Tribunal de Contas do Distrito Federal e CIGA para implantação do processo eletrônico nos municípios
O Termo de Cooperação foi assinado no dia 20 de março pelo presidente do CIGA, Robson Jean Back, e pela presidente conselheira do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Anilcéia Luzia Machado, na sede do órgão, em Brasília.
O acordo entre CIGA e Tribunal de Contas tem como objetivo principal o desenvolvimento de soluções que contribuam para o aperfeiçoamento da gestão pública municipal. Além disso, a parceria também visa combater o desperdício de dinheiro público nas prefeituras. A tecnologia da informação se torna uma forte aliada nessa missão.
e-TCDF
O sistema cedido pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal ao CIGA foi o Sistema de Protocolo e Acompanhamento Processual Eletrônico, também conhecido como e-TCDF. O sistema foi desenvolvido há sete anos por técnicos do próprio TCDF. Com ele é possível fazer a gestão de processos e documentos, desde a autuação, até o arquivamento.
O presidente do CIGA acredita que o sistema vai trazer diversos benefícios aos municípios. “O e-TDF vai agilizar a tramitação de processos e documentos fiscais e ampliar a transparência, uma vez que os usuários podem acompanhar o andamento processual a qualquer momento”, ressaltou o prefeito Robson.
A presidente do Tribunal de Contas, conselheira Anilcéia Machado afirmou que o sistema vai estimular a redução do uso de papel nas prefeituras. Além de facilitar a gestão de documentos, a tecnologia vai gerar economia e tornar os processos mais ágeis. Afinal, a tramitação física deixa existir e todos os processos ficam disponíveis eletronicamente.
Governo sem papel
Você já ouviu falar em “governo sem papel“? Este é um projeto do governo de Santa Catarina que visa digitalizar todos os trâmites processuais do Estado. Para saber mais sobre o assunto clique aqui.
Foto: Divulgação/CIGA