Como garantir a segurança da informação na gestão municipal
Você está atento à segurança da informação no seu município? No ano passado algumas prefeituras tiveram seus sistemas internos invadidos por hackers e diversos serviços administrativos foram paralisados. Por isso, hoje vamos falar sobre como garantir a segurança da informação na gestão pública municipal.
A segurança da informação é um desafio, tanto no poder público, como na administração privada. Um dos grandes fatores de risco são as pessoas, daí a necessidade de políticas de segurança, níveis de acesso, criptografia e cumprimento dos termos de confidencialidade e responsabilidade, por parte dos servidores.
A segurança da informação depende de todos
O gestor público deve promover ações de conscientização entre os servidores, com foco na segurança da informação. Uma sugestão é criar uma cartilha com os cuidados que devem ser tomados no ambiente digital e físico, para não baixar softwares sem autorização, não compartilhar senhas de acesso e não deixar dados sigilosos expostos.
O setor de TI deve ficar atento à segurança da informação municipal, mantendo em dia os backups, antivírus e firewall, que ajudam a garantir a segurança de rede. A TI também pode orientar sobre o uso de senhas fortes, alteração periódica de senhas e os cuidados com e-mails suspeitos, por exemplo.
Gestão pública com foco na segurança em TI
O Governo Eletrônico disponibiliza várias dicas e orientações para a melhor utilização das tecnologias de informação. O Guia de Referência para a Segurança da Informação traz recomendações específicas quanto aos programas licenciados para o uso do poder público, instalação de programas e sistemas homologados, entre outras práticas.
O uso da nuvem na gestão pública
Já abordamos aqui no blog o que é a tecnologia na nuvem e como funciona. O CIGA oferece soluções em que os dados ficam salvos na nuvem, permitindo o acesso remoto de maneira rápida e segura. Essa alternativa também pode contribuir para a segurança da informação, já que os dados não ficam hospedados somente em servidores da prefeitura e para acessá-los é necessário um credenciamento, que utiliza criptografia.
O CIGA fornece várias soluções que visam o aperfeiçoamento da gestão pública, por meio da tecnologia da informação. Além de garantir a segurança dos dados, os sistemas geram economia aos municípios, maior eficiência e transparência na gestão municipal. São mais de 270 cidades catarinenses usando as soluções inovadoras, que também já estão em uso em outros estados, como Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Como o seu município promove a segurança da informação? Compartilhe conosco a sua experiência!
Foto: Divulgação/Shutterstock
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